sábado, 5 de maio de 2012

Caracterização do bairro onde nasci.Cap.IV



As áreas verdes afectas ao Bairro, após o 25 de Abril de 1974, os habitantes do Bairro da Musgueira Sul, tiveram o privilégio de usufruir desta mancha Florestal.

Com uma área total de 24,6hectares, (a das Conchas e a dos Lilases) as duas quintas quinhentistas é a terceira maior mancha verde da capital, a seguir ao Parque Florestal de Monsanto e ao Parque da Bela Vista.                                                                                                       

A Quinta das Conchas tem uma zona que é ensombrada por frondosas árvores, denominada por mata, é serpenteada por uma estrutura de caminhos que nos convidam a deambular ao longo do espaço. O elenco vegetal é composto por um conjunto variado de espécies nos transmite uma sensação ainda de um estado “selvagem”.

Local de grande importância na minha infância, não só pelos momentos aprazíveis que estes locais normalmente me proporcionavam e proporcionam ainda hoje, foi também um local de aventuras, ponto de encontro com os meus amigos e vizinhos para jogar a bola, andar de bicicleta, reinar aos cowboys, um jogo de miúdos, que não passava em andar atrás uns dos outros, escondendo-se no elenco vegetal, o pendurar a corda numa árvore, a um pneu e fazer um baloiço, local de treino no âmbito do atletismo.

A Quinta da Conchas é um espaço verde que nasceu da recuperação de duas quintas do século XVI, tendo sido instalada por Afonso Torres.

Após ter passado por várias famílias de proprietários acaba por ser adquirida a 22 de Fevereiro de 1899,  por Francisco Mantero, importante roceiro em S. Tomé e Príncipe, também chamada dos Mouros, propriedade de D. Maria Juanna da Conceição Alcobia Tavares.

Em 1966, a Quinta das Conchas e dos Lilases são vendidas à Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo valor de 85 milhões de escudos, mediante escritura celebrada a 14 de Fevereiro.

A Quintas das Conchas foi alvo de uma recuperação importante nos meados do ano 2005, intervenção essa que foi programada a partir de estudos efectuados sobre os sistemas de composição da Quinta, que sustentou uma proposta que assegurasse a sua existência cultural, social e funcional através da recuperação, valorização e gestão do património que a constitui.

Irei mais tarde a retomar o assunto da Qt.ª das Conchas, nomeadamente sobre a defesa deste espaço, a onde eu estive presente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário