segunda-feira, 7 de maio de 2012

Escola Primária EB 91 - 1976


Em 1976, com 6 anos, dou os meus primeiros passos no ensino obrigatório na Escola Primaria n.º 91, situada no Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar.

O Bairro da Musgueira Sul, tinha um equipamento escolar, mas devido ao facto da proximidade da casa das Tias, foi um factor determinante, para levar os meus pais a efectuarem a minha inscrição na escola no Bairro da Cruz Vermelha.
Aí fui recebido pela professora D. Manuela, a mesma acompanhou-me durante 4 anos, foi minha professora da 1ª a 4ª Classe.

As instalações eram compostas por 16 salas de aulas (cada uma com capacidade para quarenta alunos) que constituíam o centro de um complexo servido por recreios cobertos e descobertos, ginásio, refeitório e cozinha, sala de reunião para professores e restante instalações indispensáveis numa escola.
As instalações eram cómodas e aquecidas.

A Professora D. Manuela era uma senhora dedicada para além de leccionar o programa estabelecido, pelo Ministério da Educação, contribuindo assim para o desenvolvimento global de cada criança, pretendia também ir ao encontro das necessidades afectivas de cada uma, integrar, sociabilizar e preparar as crianças não só para o meio em que viviam, como também para níveis sociais diferentes. 

Esta escola, até 1980, ano em que terminei o ensino primário, proporcionava a cada criança um ambiente rico e equilibrado em valores sociais morais e afectivos, para que as crianças pudessem superar as deficiências de educação que o próprio meio em que viviam lhes oferecia.

A título de curiosidade a escola foi inaugurada oficialmente pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa em 18 de Dezembro de 1967.

O custo da obra para a Câmara Municipal de Lisboa, ficou em 3200 contos e ainda resiste até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário