domingo, 13 de maio de 2012

Exército Português 1991

Integrei o serviço militar obrigatório, em Abril de 1991, no quartel do Regimento de Engenharia n.º1 (RE1) na Pontinha em Lisboa.

Quartel ligado intimamente à história do 25 de Abril de 1974, devido ao MFA, o ter utilizado, como Posto de Comando do Movimento, no combate da opressão ditatorial e fascista que Portugal teve, durante 48 anos.

Só com o 25 de Abril de 1974, foi possível a homens e mulheres com mais de 18 anos elegerem, os seus representantes para a Presidência da República, para o Governo da Nação, para Assembleia da República, para o governo local, as Autarquias e para a Europa.

A revolução dos cravos uniu o povo português na concretização dos Três D`s.

Descolonizar, Democratizar e Desenvolver. Os dois primeiros estão cumpridos. Importa agora consagrar a todos e em especial aos nossos representantes os esforços para cumprir o terceiro D – Desenvolver.

Uma das medidas do MFA foi a extinção da censura prévia e em 1 de Maio de 1974 muitos Portugueses vieram para as ruas comemorar a liberdade por todo o país.

Foram legalizados os sindicatos, associações de estudantes, partidos políticos, aceitando-se a associação para difundir propostas e ideias. A partir deste dia os presos políticos foram libertados e os exilados regressaram a Portugal e puderam de novo integrar-se na sociedade democrática, ajudando a construir um país novo.

Ao nível do ensino, também, se verificaram mudanças. A escolaridade obrigatória passou a ser até ao 9º ano, foi proibido o trabalho infantil o que permitiu aos jovens dar valor à escola e aos estudos, podendo preparar-se melhor para a vida activa.

A nível político passámos a ter eleições livres, os partidos políticos passam a poder divulgar os seus programas eleitorais para eleição dos deputados à Assembleia da Republica e o povo também elege o Presidente da Republica. Também as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia passaram a ser eleitas pelas populações locais, que passam a poder fiscalizar o cumprimento das propostas eleitorais dos autarcas.

O MFA acaba com a guerra colonial, o que deu origem a países como Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor começou então a dar os primeiros passos.

A democratização de Portugal e a independência das ex-colónias, foram muito bem aceites pelas organizações internacionais e assim se abriram portas para a integração de Portugal na União Europeia.

Qualquer pessoa só tem direitos apenas quando tem liberdade. Quando alguém é privado de seus direitos, mesmo que sejam legais, perde parte da sua liberdade.

Hoje, vivo num estado democrático, com uma Constituição que me consagra a liberdade, direitos e garantias e eu tenho a responsabilidade enquanto cidadão de exercer os meus direitos constitucionais para que este país não pare o seu desenvolvimento e nunca perca a essência do seu humanismo para com os outros povos do mundo.

Recebi um certificado de apreço e uma folha de 25 linha assinada pelo comandante do Batalhão, “…O referido Militar, executou com pontualidade e eficiência todas as tarefas de que foi incumbido, não obstante serem ou não da sua especialidade.”

Sem comentários:

Enviar um comentário